Dúvidas?

ETAPAS DE UM PROJETO DE ARQUITETURA

ESTUDOS PRELIMINARES
Análise do terreno, dimensionamento da obra e definição do programa de necessidades (número de quartos, banheiros e demais ambientes que os proprietários desejam ter), levantamento da legislação local ou do condomínio, proposta de sistemas construtivos, primeiras plantas e desenhos conceituais, opções de distribuição (layout), planta para o projeto.
ANTEPROJETO
Detalhamento básico do projeto para entendimento do cliente.
MAQUETE ELETRÔNICA
Imagem foto realista, onde se mostra ao cliente como ficará o seu projeto depois de pronto, buscando o máximo de fidelidade e compatibilidade com o projeto original.
PROJETO FINAL
Projeto finalizado para apresentação, análise e aprovação do Condomínio e Prefeitura Municipal, e posterior emissão do alvará de construção (documento que tem validade de 12 meses o qual permite ao proprietário iniciar a construção).
PROJETO EXECUTIVO
Consiste no desenvolvimento completo da proposta definida no estudo preliminar e anteprojeto. Pode incluir a compatibilização de projetos complementares (estrutural, hidro sanitário e elétrico/telefônico), definição de acabamentos e revestimentos, desenhos de plantas de todos os pavimentos, planta de situação, cortes, elevações (detalhamento completo do projeto), para entendimento dos profissionais que irão executar os serviços de construção como um todo.
ACOMPANHAMENTO TÉCNICO
Os Arquitetos acompanham as obras que projetam, porém, para assumirem a responsabilidade pela supervisão e responder por prazos ou pelo orçamento, por exemplo, podem cobrar um valor mensal, durante todo o período de construção da obra. São realizadas de 2 a 3 visitas semanais de 1 ou 2 horas, para tirar eventuais dúvidas do executor contratado pelo cliente.
GERENCIAMENTO E EXECUÇÃO DA OBRA
Com o projeto executivo pronto já se pode dar início a obra. O executor ou empreiteira contratada pelo cliente irá construir a obra (desde a fundação até a finalização da mesma), é cobrado um valor por m² (metro quadrado), se excluindo a obrigação de construir muros, calçadas externas, forro de gesso e pintura, que poderão ser inclusos na execução ou não, em comum acordo com o proprietário.